quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Volta às aulas 2021


Tanto para os alunos quanto para nós professores novamente será uma etapa desafiadora.
Hoje recordei toda aquela agitação, ansiedade e alegria em ver minha filha, os coleguinhas e alunos tirando fotos e comemorando  o novo ano letivo.
 Diferentemente dos anos anteriores a pandemia estamos vivendo novos parâmetros educacionais e até mesmo de sobrevivência.
Não vou estender muito sobre nossas adaptações enquanto professores, pois tenho certeza que daria um documentário e mesmo assim ainda vivenciamos a falta de respeito e valorização para conosco. Acredito ser algo cultural enraizado, cujo levará anos para conscientizar. 
Vamos falar sobre esse clima volta às aulas tão preocupante, apreensivo, sem pautas esclarecidas e afirmadas, sem certezas...
Em 2020 acompanhei notícias referente a educação. Fiquei antenada. Um dos fatos  que deixou-me muito surpresa foi a quebra do paradigma entre escolas particulares ( Consideradas melhor em excelência e ensino) e as escolas Municipais ( Consideradas por muitos como ensino inferior, sem qualidade e porque não dizer fora de questão em futuro...) Já ouvi muitos comentários a cerca do ensino Municipal. Sempre achei preconceito e sinceramente presunção disfarçada nas falas.
Pois bem, a maioria das escolas particulares não tiverem suporte em rapidamente adequar-se ao ensino virtual. Vagas cancelas. Escolas fechadas. 
Tanto em São Paulo como em Salvador a Rede Municipal de ensino evoluiu e mostrou que o poder qualificativo da educação não está anexo mensalidades...Está na força, disposição e na busca por vencer desafios. Em Salvador principalmente fiquei maravilhada com o ano letivo na Rede Municipal. Alguns mães conversaram comigo e até mesmo mostraram arrependimento em não terem matriculado os filhos muito antes...

Uma pesquisa em São Paulo revelou que o motivo da transição de alunos das Redes Particulares para a Rede Municipal entre Maio e Junho deu-se por : Insatisfação dos pais por falta de suporte nas redes particulares de Ensino do Estado.

Confesso que até hoje estou feliz com ascensão, pois tive o prazer de lecionar na Rede Municipal de Ensino em Salvador e esta merece todo reconhecimento juntos com seus gestores, professores e toda equipe que faz acontecer. 
E não podemos deixar de parabenizar as escolas particulares que tiveram jogo de cintura e se adequaram logo no início da pandemia conseguindo dar suporte tanto aos pais e alunos propiciando ambiente de aprendizagem estruturado. 

O que podemos desejar neste ano Letivo para ambas as Redes de Ensino é muita força. Aos professores força redobrada. 
E para os alunos muita dedicação e ânimo.

Em cada cantinho do planeta que a educação transforme vidas.






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário