sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Por que aprender novos idiomas?

 


Conversação em Inglês com estrangeiros(as) 

       Colégio Estadual Professora Dalva Matos, professora Carminha, Ensino Médio no turno da noite em 2006... foi com ela que aprendi amar Inglês. Ela transmitia além do conhecimento muita sabedoria. A história de vida e superação para conquistar o curso dos sonhos que ela contou até hoje lembro cada palavra e as atitudes tomadas para realização dos mesmos.

 Lembro-me que escrevia para ela cartas em Inglês apenas com o básico que eu aprendi no Colégio. Nas cartas eu relatava o quanto ela era importante na minha vida.  Com muito amor ela agradecia as cartas me dava dicas e corrigia sempre que necessário, afinal as aulas de Inglês eram somente uma ou duas vezes por semana. Pouco para grande necessidade de aprendizagem que tínhamos.

      Há alguns anos entrei no curso Englishtown hoje conhecido como English Live. Junto com meu amigo Jilmaikel de Pernambuco super inteligente e dedicado, decidimos nos lançar. Foi uma experiência maravilhosa. Porém, eu já temia quando chegasse o período da conversação 😂 eu tinha muita vergonha da minha pronuncia. De errar as pronúncias. Eu falava rápido e com meu sotaque soteropolitano perceptível💓

   

Migrei para outros cursos de Inglês, mas sempre mantive o mesmo desejo em aprender. Me dediquei ao Inglês americano, apesar de muito admirar o Inglês britânico.



       Após um determinado tempo estudando seguindo as dicas dos professores fui adaptando o Inglês na minha rotina. Configurando os aparelhos para o idioma, pesquisando traduções de musicas, assistindo séries legendadas para ouvir a pronúncia das palavras e traduzir mentalmente, imprimindo textos em Inglês e tentando traduzir escrevendo no caderno sem utilizar o tradutor. Aos pouco fui ganhando mais coragem até que chegou na prática a conversação.

De início buscamos dicas com estudantes mais experientes.

Confesso que dá um medinhooo 😅 Eu travava, gaguejava, ficava muda, dava risada um mix sintomático de nervosismo.

Através do Skype pude conectar-me com várias pessoas maravilhosas espalhadas no planeta. Sim! De todos os continentes. A internet nos possibilita ter essa amplitude cultural. Como meu foco era a conversação com os Norte americanos e Ingleses eu não utilizava o tradutor online, preferia escrever. Uma felicidade enorme ao conseguir me comunicar. Sempre me corrigiam quando necessário. Depois, passei a treinar por áudio e logo em seguida por transmissão de vídeo.

Claro, que no meio de tantas pessoas desejando auxiliar a nossa aprendizagem nem todos conseguem seguir nosso ritmo principalmente devido ao fuso horário e as ocupações pessoais. Então, cada oportunidade é ouro.

Através do Skype, Imo e WhatsApp de estudos as fronteiras foram literalmente ultrapassadas. A troca de cultura, vivências, costumes, trabalho, social é enorme. O respeito por crenças. 

Obviamente por ser muito expansivo há de se tomar muito cuidado com os perigos da rede cujo não são poucos. Sempre impor limites e respeito como também na mesma proporção respeitar.


Pessoas especiais. Não irei citar o nomes de todas e todos devido não ser injusta em esquecer algum(a). Contudo, fazem parte da construção do conhecimento em minha vida. Ao aprender precisamos nos colocar na posição de ouvinte com humildade, assim conseguimos extrair muito mais. Com os nativos de outros localidades exceto os que citei acima utilizava e utilizo o tradutor justamente por ser idiomas quais não estudo e não tenho noção básica de comunicação.




Meu desejo em aprender Inglês originou-se por curiosidade de entender músicas sem precisar tradutor online, compreender filmes, séries, manuais de instruções, livros didáticos de Inglês, programas de computador ( principalmente aquele mensagem no computador  que pergunta no finalzinho yes or no?😂 eu tinha medo de apertar e o PC dar uma pani😁) Então, pensei... ora bolas vou aprender Inglês.

Gente, não existe tempo certo para aprender algo. O que existe é buscar tempo e se dispor em aprender. Não importa a velocidade da aprendizagem. O que importa é o passo concentrado, certeza da direção e a perseverança no decorrer do caminho. A pressa faz cansar e consequentemente desanima. 


Como diz o nosso querido Martinho da Vila:

" É devagar, é devagar, devagarinho..."


No meu caso, não desejei aprender Inglês pretendendo uma fantástica fluência ou fazer carreira focada no idioma. Apenas, chegar num nível de compreensão boa. Tanto ouvindo como falando e logicamente ser compreendida por nativos(as) com isso agregar conhecimento. E deixar Deus se encarregar em utilizar o conhecimento adquirido seja minha profissão como também trabalho voluntariado. O espanhol da mesma forma. Por amar as novelas mexicanas 😂 as músicas em Espanhol e amar muito Chaves eu fiquei curiosa em aprender a pronúncia.  O Espanhol possui falsos cognatos da mesma maneira o Inglês então vi necessidade em aprender iniciando do básico. Sendo Espanhol um pouco mais semelhante com o nosso Português a aprendizagem é um pouco mais simplificada equiparado ao Inglês dentro da percepção pessoal relacionando a minha aprendizagem.

Mas, afirmo que vale muitoooo a pena aprender siempre un poco más 😉







Nenhum comentário:

Postar um comentário